-
Arquitetos: CORE Architects
- Área: 360 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alexander Bogorodskiy
-
Fabricantes: Altoconforto, Antonio Lupi, Archicad, Arrital, BO CONCEPT, BRUMA, Core Architects, ELOA, EMBARRO, Gosimat, I-Led, Inalco, Jeroen Buitenman, KARMAN, KERLIT, KNX & CONTROLE 4, LIGNOTREND, Leonel Mestre, MOPAR, MULTIGAM, +11
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma casa auto-sustentável projetada com princípios de casa passiva, perfeitamente integrada na sua colina
Resumo do projeto. O projeto da “Casa Azul” envolveu a renovação e ampliação de uma antiga casa de fazenda. O objetivo foi desenvolver uma casa de família contemporânea, proporcionando um espaço de vida saudável, sustentável e único de acordo com o estilo de vida dos clientes.
O terreno de 5.230 m2 é composto por antigas oliveiras, amendoeiras e laranjeiras. A forma do novo edifício foi fundamentada através de levantamentos topográficos e estudos bioclimáticos. A fachada norte foi planeada de forma mais estreita e fechada para manter os ventos frios afastados. A sul é amplo e aberto como um ventilador e oferece uma área de estar plana e espaçosa, com vista para o mar e com luz natural do sol.
Perfeitamente integrado na paisagem íngreme e perfeitamente interligado à casa existente, dotado de um traço limpo e elegante, o mesmo foi combinado com elementos tradicionais subtis, remetendo às raízes portuguesas dos habitantes luso-alemães. Os princípios "PASSIVHAUS" foram aplicados e desenvolveu-se uma casa ecológica, confortável e com elevada eficiência energética.
Aparência e acabamento. De forma a criar calma e suavidade natural em toda a casa, escolheu-se repetir os materiais. A linguagem arquitectónica evidencia a influência dos materiais encontrados na natureza circundante.
Design de interiores. Consistência de materiais e formas em toda a casa. O piso de madeira dos quartos foi usado para construir os armários da cozinha sob medida. CORIAN foi usado para lavatório de design personalizado no wc e para as escadas projetadas sob medida que encaminham à cave. Azulejos portugueses utilizados nas paredes dos pátios, na piscina e nos aparadores da sala de jantar de design personalizado. A intenção era manter a coerência material entre os vários ambientes da casa.
Construímos com e dentro da natureza, o que significa usar materiais de construção naturais, ajudando a casa a se integrar ao ambiente e reduzindo o impacto químico e a pegada de carbono. Manter um eco-sistema natural usando sal em vez de cloro para a piscina. Re-aproveitar as águas residuais da horta e produzir a própria eletricidade, o que torna a casa auto-sustentável.